O teatro lambe-lambe de Pedro Cobra














Compartilhamos aqui com muito orgulho o trabalho do Pedro Cobra:

"Era a caixa de Pandora um Lambe-Lambe?
Há muito tempo, Pandora, guiada por sua curiosidade, abriu a caixa e caiu na armadilha dos deuses liberando todos os males do mundo. Desde então, os deuses se divertem em ver a crueldade e todos os desamores que infligem a vida humana. A sociedade capitalista contemporânea distanciou os homens e as mulheres de si mesmos e, consequentemente, do outro. A cultura massificada não responde à singularidade de cada indivíduo o impondo modelos de vida que contribuem à pasteurização de suas necessidades e, então, de sua personalidade.
O Teatro Lambe-Lambe é o representante contemporâneo da caixa de Pandora, mas ao invés de esconder os males da vida, ele esconde seu antídoto. Revisitando várias formas espetaculares precedentes, Denise Di Santos e Ismine Lima inventaram a réplica da armadilha dos deuses do capital. Elas criaram um sabotador de seu sistema.
Filho dos quilombos, o Teatro Lambe-Lambe é uma possibilidade de liberdade pelo viés da autogestão. Enquanto fábrica do sensível, esta linguagem permite “antes de tudo compreender a constituição de um mundo sensível comum, de um habitat comum, pelo entrançamento de uma pluralidade de atividades humanas” (Rancière, 2000). O encontro por meio da miniatura estimula a subjetividade dos espectadores. O apelo à intimidade e ao imaginário do público estimula sua emancipação das regras cotidianas e o convida a criar novas realidade possíveis. Assim, o Teatro Lambe-Lambe permite às pessoas de se tornarem seus próprios deuses. [...]"

Para ler o texto completo :)
Blog Lambendo o Mundo.

(Texto integrante da dissertação Teatro Lambe-Lambe – Sua história e poesia do pequeno de Pedro Cobra orientado por Prof. Véronique Perruchon na Université de Lille)

Comentários