Festejando os festejos com texto especial da jornalista Ângela Ribeiro para o nosso blog

Salvador vai ser palco, no próximo dia 30, do Primeiro Festejo Mundial em Rede dos 24 anos de criação do Teatro Lambe-lambe. Para quem ainda não conhece esse estilo teatral, basta imaginar um espetáculo de teatro que é encenado dentro de uma daquelas antigas caixas dos fotógrafos lambe-lambe. O estilo foi criado no final da década de 80 pelas bonequeiras Denise Santos e Ismine Lima e em pouco tempo ganhou mundo. Prova disso é que o festejo vai acontecer ao mesmo tempo no Chile, Uruguai, França e Inglaterra. No Brasil o festejo vai levar espetáculos para as ruas de várias cidades da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O que é o Lambe-lambe

5761817357_d526b65d93_oO Teatro Lambe-lambe utiliza uma pequena caixa cênica, portátil, onde é encenado um espetáculo de curta duração, através da animação de bonecos ou outros objetos que são animados. A caixa tem uma abertura na frente, por onde um único espectador de cada vez assiste ao espetáculo. Traz ainda uma abertura atrás ou em cima, que possibilita ao ator animador ter visão do interior da caixa, e duas aberturas laterais, que podem conter ou não uma luva, onde o ator animador coloca as mãos para realizar a manipulação. As aberturas são cobertas por um pano negro e tanto o espectador como o manipulador ficam com suas cabeças cobertas durante o espetáculo. Isso garante a falta de luz externa dentro da caixa, criando o ambiente perfeito para o espetáculo. A sonorização do 5761814793_e4ec18dedb_oespetáculo, na maioria das vezes, é feita com trilha própria transmitida por um aparelho de som e fones de ouvido. Muitas vezes o ator animador também utiliza sua voz ao vivo para dar vida aos pequenos personagens. Como acontece dentro da antiga caixa dos fotógrafos lambe-lambe, todos os bonecos e outros elementos cênicos são pequenos e de diversos estilos, construídos com os mais variados tipos de materiais.

O professor doutor da Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Teatro de Animação, chama atenção para a dramaturgia do Teatro Lambe-lambe: “O Teatro Lambe-lambe é ainda mais exigente neste quesito, pois além de uma dramaturgia adequada para a representação com Formas Animadas, a dramaturgia deve ser sintética, por causa das pequenas dimensões tanto dos bonecos como do espaço, mas principalmente da duração do espetáculo”.

História do Teatro Lambe-lambe

As atrizes animadoras Ismine Lima, cearense, e Denise dos Santos, baiana, consideradas as criadoras desta Linguagem Teatral no Brasil, contam que a criação do Teatro Lambe-lambe deve-se a uma série de circunstâncias e necessidades do trabalho que realizavam na época. Em 1989, Ismine fez uma oficina com o consagrado bonequeiro Ariel Ufano que lhe abriu novas perspectivas dentro de seu percurso artístico. Na mesma época, Denise Santos, trabalhava em atividades pedagógicas utilizando bonecos. Para isso, construiu uma boneca de espuma grávida, que carregava uma bonequinha menor dentro da barriga. Ela usava estas bonecas para encenar um parto em oficinas de educação sexual para adolescentes. Ao mostrar para Ismine esta cena de parto, a bonequeira argumentou que aquele tipo de cena não poderia ser feita daquela forma, pois o nascimento é um ato muito íntimo e delicado, um segredo que deveria ser resguardado. O que foi prontamente aceito por Denise Santos. Assim, começaram a questionar de que outras formas abordar aquele tipo de temática. Foi quando receberam um convite para trabalhar na Feira do Interior, na cidade de Salvador. Elas ganharam o espaço na feira para trabalhar, mas sem garantia de nenhum tipo de cachê. Era necessário encontrar alguma forma de garantir sua remuneração durante o trabalho na feira.

Ao andar pelas ruas de Salvador, Ismine se depara com fotógrafos ambulantes,

os chamados fotógrafos Lambe-lambe, que apesar de serem profissionais em franca extinção, naquela época ainda estavam presentes nas ruas daquela cidade, carregando suas caixas-pretas. Estas máquinas fotográficas antigas serviram de inspiração para que ela tivesse a ideia de colocar um pequeno espetáculo dentro de uma caixa e que seria assistido por uma única pessoa de cada vez. Elas já tinham a cena do nascimento, que justamente precisava ser apresentada de uma forma mais intimista, então essa foi a solução adotada: colocar a cena do parto dentro da caixinha e apresentar este espetáculo na Feira do Interior. Assim foi criado o primeiro espetáculo de Teatro Lambe-lambe, A Dança do Parto.

O que elas não podiam imaginar é que essa solução fosse chamar tamanha atenção. A curiosidade de saber o que se passava dentro daquela caixa era a chave para o que definiria um novo estilo de teatro de formas animadas. No segundo dia da feira, diante da repercussão do trabalho, as artistas já tinham uma faixa escrita: “Dança do Parto – Um espetáculo Lambe-lambe”. Nascia assim o Teatro Lambe-lambe.

O festejo dos 24 anos do Teatro Lambe-lambe, que nasceu na Bahia, pretende divulgar o estilo que já ganhou mundo ao público baiano. Para isso, serão apresentados nove espetáculos no centro histórico de Salvador, no dia 30, a partir das 14 horas. A mostra será aberta com uma apresentação do perna de pau Márcio Bob.

Serviço:

Primeiro Festejo mundial em rede. 24 Anos de Criação do Teatro Lambe-lambe.

Local: Cruzeiro de São Francisco – Pelourinho

Horário: Das 14 às 17 horas. Entrada Franca

Programação:

Abertura: Apresentação do Perna de PAU -Márcio Bob

Espetáculo: Pai Francisco – Lambe-lambe Cirandas em Roda
Espetáculo: O Quarto de Dona Flor e Seus Dois Maridos - Lambe-lambe Um Espaço para o Olhar

Espetáculo: Aceso do Arraial - Lambe-lambe de Pituaçu
Espetáculo: A Devast´Ação – Lambe-lambe da Bahia
Caixa de Experimento – Lambe-lambe da Bahia
Caixa de Visitação – Lambe-lambe da Bahia
Espetáculo: O Gato Malhado e Andorinha Sinhá – Lambe-lambe Arte da Sexta 

Espetáculo: Espacial – Lambe-lambe Gota d’Água

Jornalista Ângela Ribeiro

MTB 1764/ Telefone: 9182-2364

Comentários

  1. E que viva por mais 24 anos e muito, MUITO mais...
    VIVAS para essas duas guerreiras talentosas.

    VIVA O APAIXONANTE TEATRO LAMBE-LAMBE!
    Ângela Escudeiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fala ai...