O QUE NOS TORNAMOS COMO TEATRO LAMBE-LAMBE?

Sinto que é chegada a hora de começar uma discussão sobre as denominações do teatro lambe-lambe, caixas, baús,  titeroscópio, caixinhas, gente miúda, circo miúdo, etc. Cada um faz o seu caminho... Assim dizia, mestre Pastinha(1).... "cada um no seu cada qual" ..... Não existe impedimentos, existem passagens....nós tornamos grande, nesta coisa tão pequena, somos uma caixa, é uma verdade, uma caixa de teatro, denominada teatro lambe-lambe..

Hoje somos, somos uma linguagem em processo, dito pelo nosso mestre, Valmor Nine Beltrame (2) só existimos como linguagem porque foi acontecendo a corrente, de teatro lambe-lambes, quando Antônio Bonequeiro, denominou a caixa dele de teatro lambe-lambe, ficou sendo Teatro Lambe-Lambe do Antônio Bonequeiro, outros foram puxando...e fomos acontecendo, cada caixa uma surpresa, um aprendizado novo, foi somando e virando algo que me impressiona muito, como a revista da Cia Andante... as três caixas monumentais em beleza e conteúdo...Teatro Lambe-Lambe....é uma generosidade, querer ser irmão, não ser primo afastado . A amostra de Jaraguá do sul, umas10 caixas, todas teatro lambe-lambes, convictos.

_DSC0255O meu sentimento é se estamos sendo, é porque tivemos essa generosidade de somar...e lembro neste momento de Ariano Suassuma quando se refere a universalidade das historias, "fale da sua aldeia", mas penso que algumas vezes a aldeia pode ser nós mesmo... a propósito das denominações, como disse: Teatro Lambe-Lambe do Antônio Bonequeiro, Teatro Lambe-Lambe dos Anjos da Noite, Teatro Lambe-Lambe da Cia Mútua, Teatro Lambe-Lambe Mary Pety imaginemos, se um deles coloca: Teatro Lambe-Lambe de Santa Catarina, com  tantas caixas- eles são, mas é a soma  que faz o movimento do estado de Santa

Catarina. O meu, é, Teatro Lambe-Lambe de Ismine Lima .  Denominar o Teatro Lambe Lambe como seu, com seu nome ou seu grupo, não reduz a sua importância, l universaliza o seu trabalho, o seu teatro fica sendo do mundo não de seu estado.

Mas para concluir digo:  somos hoje, a "rede social" do teatro lambe-lambe, porque nos comunicamos, aprendemos um com outro, somos uma escola... que foi acontecendo.... formamos uma rede de comunicação, porque temos linguagem em comum  Teatro Lambe-Lambe... códigos..... somos uma... "Cultura Viva".

Abraços afetuosos de Ismine Lima

(1) Mestre da capoeira angola

( 2)   ARTIGO "O MENOR ESPETÁCULO DO MUNDO"

Comentários

  1. Interessantíssimo o seu blog.Muito bom.Estou lhe convidando a visitar o meu e se possivel seguirmos juntos por eles Estarei grato lhe esperando lá
    www.josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o seu artigo, estamos compartilhando cada vez mais nossos pequenos mundos e grandes sonhos.
    Cada vez mais somos reconhecidos como linguagem.
    E temos muito a dizer com e a respeito do Lambe Lambe.
    Aqui no Chile vamos crescendo cada dia, cada vez mais pessoas perguntam por oficinas e da técnica. Cada apresentação gera a vontade de criar uma história propria... Logo teremos que trazê-los para uma oficina e instalar um método, para que os bonequeiros chilenos também passem a ser uma janela de divulgação desta arte tão bonita.
    Um grande abraço da Cia OANI a todos os lambe lambeiros do mundo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fala ai...