Teatro Lambe-Lambe

"A última grande invenção do teatro de animação no mundo"

Álvaro Apocalypse

LAMBE-LAMBE

O menor teatro do mundo

Lambe-lambe é o nome popular dado aos fotógrafos de rua que trabalhavam em praças de várias cidades do Brasil, devido à antiga e peculiar maneira deles utilizarem o meio de revelação dos negativos, lambendo-os. Esta prática foi abolida no século passado, mas ainda permanece vivo em nossos dias por muitos desses profissionais.

O "teatro", onde a peça é encenada, é um processo muito semelhante às câmeras usadas pelos fotógrafos Lambe-lambe em seu trabalho. O que consiste em uma caixa preta parcialmente coberta por um pedaço de pano preto, sob a qual o espectador (um pessoa a cada apresentação) é
colocado em frente à caixa para assistir ao espetáculo.

Mantendo-se atrás do cenário, o manipulador veste suas luvas e através de aberturas laterais na caixa manipula os bonecos que contracenam na peça. A iluminação é provida de uma lâmpada ou luz natural, lançada sobre a cena através de uma outra abertura no topo da caixa. O som é adicionado única e exclusivamente pelo talento e voz do artista manipulador.

*Texto publicado no folder sobre o Lambe-Lambe

TEATRO DE LAMBE-LAMBE

O Teatro de Lambe-lambe disseminou-se pelo mundo afora e constitui-se em uma modalidade de teatro de animação.

Brincar é a essência e a fórmula do teatro. O drama salta na solidão da alma quando encontra o brinquedo. Brincando, o "eu" se purifica e encontra o outro. Quando esta relação se estabelece e pode ser repetida, o publico é chamado para participar. Nasce o teatro, o espaço para o olhar.

Ismine Lima

Comentários

  1. Ismine, se inscreva neste festival ai da Bahia que fomos ano passado, o FENATIFS. Ano passado, fomos com o lambe lambe. http://www.ciacucadeteatro.com.br/projetos.htm abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fala ai...