Primórdios do Lambe-lambe

Carta aos caixeiros viajantes, lambe-lambeiros, lambe-lambistas... etc. Os primórdios do lambe-lambe, assim foi seu nascimento.

Tinha uma amiga que fazia um parto na sala, na mesa do professor.

Um dia, eu disse, não faria um parto devassado, parto requer uma intimidade e então surgiu a caixa do teatro lambe-lambe que abrigou A DANÇA DO PARTO.

Tinha também um casal que ela ensinava a usar a camisinha e isto foi transformado no IMPÉRIO DOS SENTIDOS, conhecia este filme, virou uma peça para Teatro lambe-lambe. Mas existe também uma outra razão de ser do teatro lambe-lambe que a questão financeira do teatro de rua... não concordo com o chapéu, acho que o teatro tem ter um preço estabelecido a caixa é um teatro independente, volante, andarilho e deve ser cobrado, tem até um porteiro, bem vestido, que deve ser um ator performático. Porque senão nunca o teatro evolui.

A outra questão básica que se constitui numa trilogia, o tripé deste teatro, é a profunda intimidade que ator manipulador do teatro lambe-lambe estabelece com o publico, é algo visceral. É neste momento que se compreende a força que o boneco tem e o domínio que você pode ter sobre esta audiência. Reside ai a força e o perigo do teatro de bonecos.

Ariel Bufano, o grande bonequeiro argentino dizia, o bonequeiro (ele falava titeriteiro) tem que ter uma consciência dos deuses, senão ele manipula pra qualquer coisa e o teatro de bonecos tem quer servir pra dizer algo que deve ser dito, que precisa ser dito é um grito de dor, de alegria e morte.

Fazer uma peça para o Teatro lambe-lambe é como encontrar uma pérola no fundo do mar.

É um Ray Kay em imagens.

Dei nome a DANÇA DO PARTO e AO IMPÉRIO DOS SENTI DOS e tenho seguido por ai por esta linha, fiz o Palhaço e a Bailarina, cuja síntese é o Palhaço e as Intimidades com as coisas "secretas de uma bailarina". Fiz O Quarto de Van Gogh Revisitado e neste momento tenho trabalhado com a "Caixinha de Música Quebrada" baseada numa peça musical de Villa Lobos.

Ismine Lima.

Comentários

  1. faça uma visita no nosso blog e deixe um comentário por lá... Quanto ao festival de caixas recebemos seu e-mail, juntamos aos demais que chegaram e vamos ver no que vai dar. E VIVA O LAMBE LAMBE! P.S: Se puder mandar fotos sua da epoca do lambe lambe, ou mais antigas pq queremos fazer uma página melhor elaborada do lambe lambe em nosso site. se puder mandar mande por email. bjus.. http://blogdoelenco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. olá!

    Sou técnico teatral e estou montando um teatro de caixa, e pesquisando encontrei o teatro lambe-lambe.
    Gostaria de compartilhar informações a respeito das técnicas deste teatro. Não consegui acessar a página dos AnjosdaNoite.
    Por favor, se tiver algum material para disponibilizar mande para:

    ericolele@talora.com.br

    Grato pela atenção

    Érico Damineli

    ResponderExcluir
  3. Saudações!
    Faço parte do circo Miúdo Movimento Mambembe de Artes Cênicas, atualmente no Espírito Santo e acabamos de estreiar nossa nova produção: a caixa Lambe-lambe com "O Menor Espetáculo da Terra", um mini espetáculo de circo com perna de pau, trapezista, equilibrista e mágico. Gostaríamos de receber todas as info sobre Festivais e cadastro nacional. Em breve postaremos o vídeo no youtube e fotos do trabalho.
    Grande Beijo

    Débora Schulz
    circomiudo@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Ismine,
    Nossa Cia irá publicar uma revista sobre lambe-lambe, gostaria de escolher alguns fragmentos dos teus textos do blog, pra estarem na revista. Vc autoriza? Ou prefere escrever algo especifico? Não tenho teu email. Se possivel retorna pra mim essa semana.
    Bjo grande!

    ResponderExcluir
  5. Oi pessoas. Somos atores de Goiânia e queremos desenvolver o teatro lambe lambe aqui. Tivemos uma experiência em 2008 em Belo Horizonte, e essa linguagem nos chamou bastante atenção. Gostaríamos de maiores informações sobre as questões estruturais. Também queremos estabelecer uma relação mais próxima com a associação.

    Muito obrigado e até breve.

    Janaína

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fala ai...