O Teatro de Bonecos

O Teatro de bonecos é incomparavelmente mais marcante e indelével do que o teatro de atores.

Atores se eternizam quando conseguem se aproximar do trabalho de ator de um boneco.

O maior exemplo que temos na história do teatro/cinema é Charlie Chaplin. O que ficou dele em nossa memória, juntando todas as imagens de todas as suas apresentações, nos nossos istmos de memória ( em quem não é cinéfilo) é a imagem de um boneco animado.

Teatro de Lambe Lambe

Vamos imaginar estas palavras que compõe o título desta modalidade de realizar a arte do teatro.
Lambe - Lambe... Olha -Olha, dentro de uma caixa escura, um quarto escuro, uma câmara escura. O lugar da intimidade do mistério, que gera imagens reveladoras das fantasias mais pueris e as mais cavernosas. Lambe, lambe, olha, olha, real, imaginário, lugar onde penso mentiras no silencio da minha solidão e finjo não saber que alguém esta vendo minhas verdades. Recanto onde me recolho para lamber as minhas feridas.

Lugar onde vamos além das dúvidas
Somos algo mais do que este corpo que vemos
Que tocamos.

Apaga-se a luz do quarto
vive-se o prenuncio de um sonho que se revelará à consciência, ou não. Revelando-se ou não, sabe-se.
Estando vivos, estaremos sem acesso à mente desperta, que nos faz conscientes da forma superficial e conhecida, alienada e mecanizada.

Não vivemos, quando acordados, dizendo a nós mesmos: Olha a minha imagem, como ela é, que interessante, eu existo, me movimento, sou um ser de extrema complexidade....não dizemos isso a nós mesmos ao olharmos-nos no espelho.
Mas quando entramos em nosso quarto para dormir,
Sabemos, que o mundo para onde vamos
não esta conformado, confinado às mesmas leis da luz solar,
mas “vemos coisas” em nossos sonhos
percebemos nuances de luz e muitas vezes,
várias cores...

Mecanicamente falando, a caixa de teatro de Lambe-Lambe,
reproduz este clímax,
este ambiente misterioso do sonho.
É a caixa mágica onde se guarda e preserva a memória de um sonho. Mas também é uma arapuca,
onde todos os atores tem seu papel e função,
inclusive a própria caixa...

...Quando olhamos para dentro de uma caixa de teatro de Lambe-Lambe, que é igual às caixas de fotografia de Lambe-Lambe,
mas o objeto da foto,
o sujeito que recebera o serviço de ser fotografado,
cuja maquina de fotografia é a caixa,
o Cliente,
fica no lugar do fotografo,
ele se cobre com um pano escuro e vai olhar dentro daquele
“laboratório de sonhos”
onde ainda podemos registrar outra inversão:
“O sonho é que se prepara para receber o sonhador.
Então o Cliente, o sonhador
estará surpreendendo o sonho,
que se revela,
que tenta se repetir na eternidade do intervalo (tempo cronológico de duração da peça) de 1 a 4 minutos.

A grande virtuosidade,
Digamos; a grande arte-ciência da caixa escura do teatro de Lambe-Lambe é dramatizar e fazer submergir os sentimentos e sensações
do mundo dos sonhos.

Acreditamos que esta arte-ciência esteja apenas engatinhando nas suas imensas possibilidades, as imensas e importantes possibilidades de operar artesanalmente, na relação direta e sensitiva dos atores manipuladores, escultores, cenaristas, terapeutas artistas, arte terapeutas, arte psicanalistas no trato com as questões que perturbam e engrandecem, e enaltecem o ser humano, colocando-o diante de si e da sua imensa ordem de complexidade com a vida, com o meio anímico, simbólico.

Note-se que não é necessário ninguém conhecer ninguém, apenas os olhos irão se reconhecer no instante único e irrepetível do lambe-lambe olho no olho...e um dos dois não se sabe sendo olhado diretamente pelo “fotografo” dos sonhos,
que sabe-se olhado através do sonho criado
que se contamina com o sujeito que olha o sonho e este com o sujeito que cria o sonho
que será revelado.
E apesar se sempre “igual”
sempre revelará suas diferenças e nunca se tornara monótono.
É comum, é igual e é único ao mesmo tempo o que nos remete
à princípios de evolução social, de amadurecimento psicológico, de sutilização e apuração de sentidos, de critérios de avaliação de si.
Esta claro que estamos nos remetendo a uma visão de futuro da proposta, onde devera ser agregado o fator premente do seu status nascendi, bem definido por uma de suas criadoras,

Ismine Lima.

Ismine insiste - Intuição - a intuição de uma educadora,
mãe criadora,
espírito que ao se libertar liberta,
arrasta quem estiver no caminho.

Ela lembra que o teatro de lambe lambe,
nasceu da necessidade de se criar ambientes íntimos, para revelar conteúdos intimistas, como parir, como seduzir, sexualizar, masturbar-se, escrever poesias, versos de amor, contar dinheiro escondido, planejar assassinatos, dormir, pensar coisas que nos envergonham, fantasias que nos excitam e escandalizam,
simplesmente estar sós conosco mesmos,
pintar um quadro doloroso, silencioso,
planejar, roubar, pegar coisas dos outros,
ler diários secretos,
meter o dedo em determinados lugares,
olhar as pernas da tia por baixo da mesa.
Maltratar animais e pessoas mais frágeis.

Vasco, e Ismine.....entre-vistas, por Solange Valladão

Inspirados na obra de Ismine Lima


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